Departamento Pessoal

Contato

Departamento Pessoal

Sempre que existir pelo menos um empregado, há obrigação de existir um contrato de trabalho com vínculo empregatício e portanto, o departamento pessoal deve estar presente.

E como todos sabem ou devem saber, quando se trata de legislação brasileira e empreendedorismo é necessário prestar muita atenção no assunto, caso contrário problemas podem surgir.

A justiça do trabalho sempre está do lado do trabalhador, e sempre que possível penaliza os empreendedores que não cumprem suas obrigações para com seus funcionários, podendo inclusive bloquear valores direto da conta bancária da empresa ou da conta pessoal do empresário.

Por tratar de um interesse em comum tanto para o empreendedor quanto para o(s) empregado(s), o departamento pessoal é muito importante dentro de uma empresa, e deve ser conduzido por profissionais competentes, pois as penalidades sofridas pela falta de controle são muitas e pesadas, influenciando diretamente no bolso do empreendedor.

Departamento Pessoal e Recursos Humanos

Com o objetivo de cumprir e coordenar toda a burocracia gerados pelos vínculos trabalhistas de uma empresa, o departamento pessoal pode ser confundido com o de recursos humanos. As atividades do departamento pessoal e de Recursos Humanos são completamente diferentes. Em quanto o departamento pessoal trata da parte burocrática, o setor de Recursos Humanos lida com o desenvolvimento dos funcionários dentro da empresa, preocupa-se com seu treinamento e capacitação, avaliação de desempenho, plano de carreira entre outras atividades.

A rotina do departamento pessoal é baseada em datas, valores, números, cálculos e prazos. Sendo que todos os trâmites possuem prazos de entrega e a maioria é passível de multas em caso de descumprimento.

Departamento Pessoal – Contabilidade BH

Para cuidar do departamento pessoal de sua empresa, a Contabilidade BH possui uma equipe de profissionais especializados, formada por contadores experientes, assistentes e auxiliares de contabilidade em constante processo de atualização.

Contabilidade BH está preparada para realizar a elaboração e manutenção dos registros dos funcionários de sua empresa, de acordo com os preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, bem como daqueles relacionados à Previdência Social – INSS e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS e de outros aplicáveis a legislação trabalhista. Também auxiliamos com o controle dos contratos de experiência, exames admissionais e periódicos, orientando e efetuando o enquadramento sindical de acordo com a convenção coletiva vigente, além do suporte na elaboração da política de recursos humanos.

Para atender ao departamento pessoal, a Contabilidade BH elabora periodicamente a folha de adiantamento, folha de pagamento, pró-labore, 13º salário, férias normais e coletivas, rescisões de contrato e homologações.

Contabilidade BH apura também os tributos e contribuições devidas a cada período, juntamente com a emissão das guias de recolhimento mensal, trimestral e/ou anual do INSS, FGTS, IRRF, PIS e contribuição sindical, além da entrega dos arquivos digitais como o CAGED, EFD-Social, RAIS, DIRF e CAT, atendendo ao SPED – Sistema Público de Escrituração Digital.

O nosso time também está preparado para orienta-lo sobre como proceder com e-Social, projeto criado pelo governo federal para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Precisa de um escritório de contabilidade para cuidar do seu departamento pessoal? Entre em contato com a Contabilidade BH.

O texto acima “departamento pessoal” é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização da Contabilidade BH. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.