Contato: (31) 3373-7605
    5 dicas para abrir uma startup

    5 dicas para abrir uma startup

    Neste post vamos contar 5 dicas muito importantes para a estruturação e para o sucesso da sua startup. O que você deve ficar bastante atento desde o início, para não ter problemas no futuro e se tronar um case de sucesso!

    Quando empreendedores possuem uma boa ideia e se reúnem para um novo projeto, é muito comum a empolgação do momento e é importante se atentar para alguns pontos, e a primeira dica é:

    1ª Dica – Relação entre os sócios bem definida

    Quando os sócios se unem para um projeto em comum, é muito importante que essa relação entre os sócios esteja bem definida e bem acordada. É como se fosse um casamento. No matrimônio, quando um casal se une, cada um tem motivos, intenções e o que cada um quer fazer. E na sociedade é a mesma coisa, é muito importante colocar tudo que os sócios pretendem fazer no papel para evitar desgastes e confusão entre o que havia sido acordado e o que eles vão fazer dali em diante, então é muito importante definir:

    • Qual é o papel de cada um?
    • O que eles vão fazer?
    • Se houver interesse de sair daquela sociedade, como que isso vai funcionar?

    E todo o regramento necessário que foi acordado entres sócios. É um documento muito particular, normalmente é definido como: um acordo de acionistas e também conhecido como memorando de entendimento entre empreendedores.

    Enfim, o importante é colocar no papel, sem preocupação com todos detalhes jurídicos, mas se protegendo! Colocando no papel tudo que for acordado entre os sócios.

    2ª Dica – Definição do nome e da marca

    A segunda dica que é muito importante, no momento do nascimento e da estruturação da startup, é pensar no nome que foi definido e a marca para a startup. O nosso escritório de contabilidade tem a experiência de lidar com muitos empreendedores e sabemos que o processo criativo de escolha de um nome não é fácil. E uma vez que este nome é escolhido, é importante protegê-lo!

    É muito importante que a sociedade esteja protegida e seja reconhecida por aquele nome!

    A dica para os empreendedores é: realizar buscas no Google, e dos registros de domínios por toda a web, procurando por algo com o nome que você escolheu.

    Você não pode usar o nome de alguém que já está utilizando este nome e tem que proteger o seu, para que ninguém utilize o seu nome.

    Pensando nisso, é muito importante realizar o registro que protege o nome da sua Startup em âmbito nacional. Este registro pode ser feito no INPI, que é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que vai proteger o nome da sua Startup, para que ninguém possa copiar e para que você possa também ter a segurança de que aquele nome dele em diante é seu.

    3ª Dica – Ter conhecimento das leis

    A terceira dica, e que é muito importante para os empreendedores: é sobre a importância das leis.

    Muitas pessoas não gostam de saber sobre leis, e muitas outras não gostam nem de saber que elas existem. Mas elas existem e estão inseridas no meio empreendedor vai atuar.

    Qualquer empreendedor que pensa em uma nova ideia, está inserido em um emaranhado de leis municipais, estaduais e federais. É importante ter conhecimento das leis para poder estar de acordo com a legislação. É indispensável ter um escritório de contabilidade especializado em startups por perto, para fazer o planejamento tributário da sua startup, com o objetivo de seguir em linha com o fisco, e não ter problemas com multas pesadas que podem inviabilizar a continuidade da sua startup.

    4ª Dica – Situação do mercado

    A quarta dica que é muito importante é: ter conhecimento sobre o mercado no qual a sua startup está inserida.

    Para ilustar, vamos dar o exemplo das Fintechs. Esse segmento possui grandes players que já estão atuando no mercado e que vão estar atentas ao surgimento das novas Startups/ Fintechs que estão surgindo.

    Sempre que uma Startup se destaca no mercado. Os grandes players vão procurar seus pontos fracos e vão buscar uma maneira de te derrubar, de tirar a sua Startup do mercado.

    Qual é o pensamento aqui? Quando eu entro no mercado, quem são os meus concorrentes?

    Nós sabemos que o concorrente não é somente aquele que atua com o mesmo produto ou serviço que você vai prestar. O Concorrente é aquele que vai perder clientes com a sua entrada no mercado. E são estes que vão procurar os seus pontos fracos. Então por isso é muito importante ficar atento, saber quem são os players que já estão atuando no mercado e que provavelmente, vão perder a sua entrada.

    Conhecendo a situação do mercado e a legislação em que a sua startup está inserida. Você vai se proteger para não ter pontos frágeis. Pontos que esses grandes players podem utilizar para te derrubar. Utilizando meios legais que você não havia feito.

    Agora que você está bem informado lendo este post, você não vai cometer este tipo de erro.

    5ª Dica – Como formalizar sua startup

    E finalmente vamos a última dica, é muito importante saber e ficar atento como formalizar a sua startup. Nesse momento, o contador pode e deve estar ao seu lado para te auxiliar no passo a passo.

    Vale destacar alguns pontos que são interessantes dentro da Constituição da empresa:

    A Constituição de uma empresa ocorre através de um contrato ou estatuto social. Este é o documento que quando registrado vai te dar o CNPJ, aquele número se diferencia de uma pessoa física para uma pessoa jurídica. Esse documento, contrato ou estatuto social vai depender do tipo societário dessa empresa.

    Existem três tipos societários mais importantes e que você poderá a estruturar a sua Startup dentro deles:

    • Limitada (LTDA), que é para dois ou mais sócios,
    • EIRELLI para apenas um sócio e que tem alguns requisitos específicos
    • Sociedade Anônima, S.A.

    Entretanto, é muito importante que o empreendedor saiba a importância de formalizar a sua empresa.

    Já presenciei alguns casos de empreendedores que perderam oportunidades por não ter a sua startup formalizada. Excelentes oportunidades que infelizmente foram perdidas por não possuir um CNPJ.

    Ser um case de sucesso enquanto Startup depende muito de você!

    É importante que você pesquise se atende a todos esses detalhes.

    • Saiba sobre a sua importância no mercado
    • Saiba sobre as legislações no qual a sua startup está inserida.
    • Saiba sobre a proteção de registro da sua marca
    • Que você faça a formalização dessa sua empresa

    E que esteja aberto e pronto para as novas oportunidades que virão!

    Fechar Menu
    WhatsApp WhatsApp