Neste texto vamos explicar um pouco sobre como se constitui uma empresa e como é o processo de abertura de uma empresa.
O primeiro ponto a se definir em um processo de constituição de empresa, é qual a modalidade de empresa que vai ser constituída, se vai ser:
- Empresário Individual (EI);
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
- Cooperativa
- Sociedade Anônima; ou
- Sociedade Limitada.
Após escolher o tipo de empresa, é necessário elaborar um Ato Constitutivo para esta empresa. Para cada modalidade de empresa, para cada tipo de empresa, existe um Ato Constitutivo específico, como por exemplo:
Para uma sociedade limitada, o Ato Constitutivo é o contrato social. Para a Sociedade por Ações, o Ato Constitutivo é o estatuto social.
No entanto, em qualquer Ato Constitutivo, não pode faltar as seguintes informações:
- Qual o ramo de atuação da empresa a ser constituída;
- A localização da sede da empresa;
- Qual o valor do capital social;
- Quantos sócios existem na empresa;
- Qual é o percentual de participação de cada um deles; e
- Quem será o administrador da empresa.
É muito importante estar acompanhado de um contador de confiança na elaboração do Ato Constitutivo, é neste documento que está as principais obrigações entre os sócios desta empresa. E um Ato Constitutivo mau feito poderá gerar vários problemas para os sócios, como por exemplo: relação entre os sócios, dificuldade para abertura de contas bancárias, recebimento de investimento e de cadastro junto a alguns fornecedores.
Durante o processo de abertura de empresa, existe uma série de obrigações fiscais e burocráticas no preenchimento de formulários, e o contador é o profissional mais indicado para fazer esse tipo de trabalho.
Para saber mais sobre detalhes sobre abertura de empresas em Minas Gerais, clique aqui.
