Como usar o marketing digital para atrair clientes para o seu escritório contábil

Nos últimos anos, a área de contabilidade sofreu muitas alterações com a chegada da internet. 

Agora, grande parte dos documentos são armazenados na nuvem, os softwares otimizam os processos, as reuniões online agilizam a comunicação e até as redes sociais são utilizadas como ferramenta de negócio. 

A contabilidade também teve que alterar as suas estratégia na área de marketing, especialmente o digital. 

No ambiente online, a forma de convencer um cliente mudou. 

Uma boa campanha é aquela que mostra como os serviços de um escritório pode ajudar a solucionar as dúvidas, problemas ou dores do consumidor. 

O contador que ainda se preocupa em mostrar apenas as características do seu serviço perde tempo, dinheiro e novos clientes. 

Na prática, isso quer dizer que as ações de marketing são direcionadas para o cliente, e não para os serviços que são oferecidos pelo escritório. 

O planejamento deve ser pensado com cuidado para alcançar os resultados desejados. É necessário definir a persona, criar uma estratégia de conteúdo, escolher os melhores canais de divulgação e analisar as principais métricas. 

Se você ficou com alguma dúvida em relação aos assuntos acima, não se preocupe. 

Neste artigo, vamos desenvolver um passo a passo sobre como usar o marketing digital para atrair clientes para o seu escritório contábil. 

Além disso, vamos mostrar quais são os melhores canais para trabalhar com o marketing. 

A partir da leitura deste artigo será mais fácil trabalhar com o planejamento digital. 

Como construir uma estratégia de marketing digital? 

A partir de agora, vamos mostrar as melhores estratégias para potencializar o seu marketing digital. 

Crie conteúdos de qualidade 

Sem dúvidas, um conteúdo de qualidade é um dos itens mais importantes em uma estratégia de marketing digital

O conteúdo ajuda a responder às dúvidas dos leitores. 

Além disso, ele mostra como os serviços do seu escritório podem resolver o problema dos clientes. 

Nem sempre é fácil criar uma estratégia de conteúdo. Por isso, alguns escritórios contratam uma agência especializada ou um freelancer. 

A terceirização do marketing de conteúdo pode trazer vários benefícios para a empresa como: mais tempo para executar outras atividades, otimização da equipe de marketing e profissionalismo para a estratégia. 

Por outro lado, você também pode produzir os conteúdo do seu escritório contábil, trazendo mais exclusividade aos textos. 

Em um primeiro momento é um grande desafio. No entanto, a internet tem vários cursos gratuitos que ajudam a aperfeiçoar as suas habilidades. 

O lado positivo é que a mensagem pode ser compartilhada com os seus leitores de várias formas, e não somente com textos. 

O marketing digital pode ser trabalhado com vídeos, áudios, infográficos e e-books. O formato ideal depende do perfil da sua audiência. 

Defina a sua persona 

Essa é um dos termos mais utilizados no marketing. Trata-se de um perfil fictício que é desenvolvido por meio de informações reais que representam o consumidor mais indicado para o seu negócio. 

Uma das principais diferenças da persona em relação ao público-alvo é que ela mostra dados específicos sobre o cliente como: objetivos, comportamento do consumidor, desafios, dificuldades, entre outros. 

A pesquisa sobre persona pode ser feita de forma presencial ou online. 

Escolha o canal mais adequado 

Existem diversos tipos de canais que um escritório de contabilidade pode utilizar para desenvolver as suas estratégias de marketing digital. 

As opções mais comuns são: blogs, canais no youtube, Instagram, Facebook e LinkedIn. 

Antes de escolher qual é o melhor canal para a sua estratégia, o contador deve analisar a sua persona e descobrir como ela acessa as informações em seu dia a dia. 

Use ferramentas de qualidade  

O trabalho com marketing digital pode ser otimizado para unir agilidade com eficiência. Para isso, temos várias ferramentas que facilitam esse processo. 

As mais comuns são: SimilarWeb, Google Search Console, Hotjar, Google Tag Manager, Canva, RD Station, Buzzsumo e Keyword.io. 

Avalie os resultados 

Um dos principais erros no marketing digital é se esquecer de analisar os números da sua estratégia. 

Você deve medir e avaliar os resultados para identificar os principais erros e os pontos positivos. Assim, poderá tomar decisões mais assertivas para o seu negócio. 

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que ajuda a monitorar os dados da sua empresa. O Google tem um curso completo sobre o assunto. Ele ensina dicas básicas, intermediárias e avançadas. 

O profissional responsável pelo blog deve acompanhar as seguintes métricas: taxa de rejeição, número de sessões, número de visitas, tempo gasto no site, taxa de conversão do funil, custo por lead (CPL), Custo por clique (CPC), taxa de abertura no e-mail, entre outras. 

Quais são as ferramentas mais adequadas para o marketing contábil? 

Uma das principais dúvidas das pessoas que trabalham com marketing digital é escolher o canal mais adequado para executar as suas estratégias. 

Pensando nisso, vamos mostrar as características de cada um. Dessa forma, você terá mais segurança para planejar as suas ações. 

  • Site: é a vitrine de um negócio. Ele serve para mostrar as qualidades do seu serviço e ajudar na comunicação com o cliente. O design e a arquitetura de informação devem ser pensados com cuidado para garantir uma boa experiência ao usuário; 
  • Blog: uma página utilizada para compartilhar conteúdos de qualidade com os clientes. Ela serve como um espaço para tirar dúvidas e ajudar os visitantes no momento em que eles mais precisam; 
  • Redes sociais: esses canais são fundamentais para quem tem site ou blog. Eles servem para compartilhar os conteúdos com os seguidores. Afinal, nem todas as pessoas conhecem as suas páginas; 
  • E-mail marketing: é um ótimo canal para manter relacionamento com os seus consumidores. No e-mail marketing é possível compartilhar informações interessantes como as obrigações fiscais e contábeis. 

Cada ferramentas tem as suas particularidades e vantagens. Por isso é importante praticá-las para conhecer todos os recursos disponíveis. 

Investir no marketing digital é essencial para um escritório de contabilidade. Ele aumenta a presença online, aumenta o engajamento com a persona, fideliza os consumidores, conquista a autoridade e traz resultados de longa duração. 

Portanto, siga as nossas dicas e comece agora mesmo a sua estratégia. 

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