Documentos Para Abertura De Empresa: O Que É Necessário?

Você está pensando em abrir o seu negócio mas não sabe quais são os documentos necessários para abertura de empresa?

Muitas pessoas acabam se enrolando na hora de abrir o seu negócio, pois são muitos documentos, licenças e inscrições necessários para tornar a sua atividade legal.

Por isso, é preciso toda ajuda necessária e muita atenção. Afinal, você não quer atuar com a sua empresa com algum tipo de irregularidade, certo?

Portanto, continue lendo esse artigo para saber todos os documentos necessários para abertura de empresa.  

Documentos para abertura de empresa

Muitos sonham em abrir a própria empresa, mas tem certa dificuldade de fazer o sonho sair do papel.

Afinal, legalmente falando, são muitas etapas que você deve percorrer e muitos documentos que você deve entregar para a abertura de uma empresa.

Antes de mais nada, você tem que ter uma boa ideia do seu negócio, saber exatamente o que vai ser e qual o seu objetivo. Isso pode ser feito a partir de um planejamento eficiente.

Com um planejamento eficiente, todo o resto vai ficar mais fácil. Pois, você deve classificar a sua empresa, de acordo com:

  • Seu objetivo;
  • Tipo de empreendimento;
  • Número de funcionários;
  • E muito mais.

Essas informações farão toda a diferença na hora que você tiver que entregar os documentos necessários, e tornarão o processo mais fácil e com menos chance de erro.

A primeira coisa que você deve saber é que no Brasil, abrir uma empresa custa em torno de R$ 2 mil reais. Mas, esse valor pode variar muito de acordo com o seu Estado e Município.

Além disso, são muitos os outros gastos que você terá com a administração, investimento e tudo que é necessário para colocar uma empresa em funcionamento.

Mas, o primeiro passo mesmo é formalizar o seu negócio e o tornar oficial e dentro da lei.

Para isso, você deve preencher diversos documentos e solicitar inscrições, alvarás, licenças e muito mais.

E é muito importante que você esteja atento a todos esses documentos, pois a falta de algum deles pode atrasar a abertura da sua empresa.

Ou até mesmo, tornar inviável a sua abertura, e isso só lhe trará prejuízo. Por isso, a primeira coisa é pesquisar o que o seu empreendimento precisa.

Afinal, cada empreendimento é focado em um ramo de atividade, e cada ramo possui documentações específicas.

Qual documentação necessária para abertura de uma empresa?

Então, uma vez que entregar os documentos necessários é a maneira de formalizar o seu negócio, é algo que deve ser feito com muita atenção.

Você deve entregar documentos para tirar o seu CNPJ e se inscrever na Previdência Social.

Já para tirar o CNPJ você deve antes definir que tipo de empresa será a sua, pois cada tipo de empresa precisa de documentos diferentes.

Ainda assim, depois disso, existem diversos documentos que você precisa para colocar o seu empreendimento em funcionamento.

Além das listadas, existem uma série de licenças e inscrições que irão depender do ramo de atividade que a sua empresa oferece. Mas, em geral, temos:

1. Contrato social

É a primeira coisa que você deve fazer, pois irá definir o que é a sua empresa e quais serão as suas atividades.

Assim como o papel de cada um dentro dela, como sócios e funcionários. Além disso, é nele que você irá definir o nome social da empresa.

2. Registrar na junta comercial

Você deverá fazer um registro na Junta Comercial do seu Estado. E é somente depois desse documento ser emitido que a sua empresa passa a ser oficial.

É um dos documentos necessários para obter o seu CNPJ, sendo um pré-requisito para você legalizar a sua empresa.

3. Alvará

Para a sua empresa abrir as portas, ela precisa de um alvará fornecido pelo município. Esse alvará é tanto para o funcionamento da sua empresa, como para a localização que você pretende colocá-la.

4. Inscrição Estadual

Esse documento pode ser obtido pela internet, junto com o CNPJ.

Não é uma documentação obrigatória para todas as empresas, mas para alguns tipos como empresas de comunicação, no setor do comércio ou indústria. Pois, é com essa inscrição que você se inscreve no ICMS.

É possível abrir uma empresa online?

Hoje em dia é possível abrir a sua empresa online. Na verdade, você pode até abrir uma empresa que funcione somente pela internet.

Você irá gastar menos dinheiro e irá precisar de menos documentos, por isso, é muito vantajoso e cada vez mais pessoas estão aderindo.

Mas, de qualquer maneira, é possível que você consiga um serviço online para lhe auxiliar a abrir a sua empresa.

Pois, são muitos documentos e muitas coisas que você deve fazer nesse processo. Sendo assim, é muito fácil se perder e acabar esquecendo alguma coisa.

Além disso, existem alguns municípios ou estados que solicitam documentos específicos, que não são solicitados em todos os lugares.

Então, você precisa de alguém que esteja familiarizado com a legislação local para lhe auxiliar nesse processo.

Não é impossível fazer isso sozinho, mas pode ser muito trabalhoso. E ao tentar economizar dinheiro fazendo tudo sozinho, você pode cometer erros que sairão muito caro.

Então, o ideal é contratar um serviço de contador ou até mesmo assessoria de contabilidade.

Na internet você encontra diversos sites e empresas de assessoria de contabilidade online que fazem o serviço inteiro na internet para você.

Assim, contratando uma dessas empresas, você consegue fazer todo o processo para abertura de empresa online, sem precisar sair de casa.

Conclusão

Portanto, abrir um negócio pode ser uma dor de cabeça pois são necessários muitos documentos para abertura de empresa.

Mas, o primeiro passo é procurar o que você necessita para tirar o CNPJ de acordo com o tipo de empresa que é a sua.

Por isso, o primeiro passo na verdade é fazer um bom planejamento, e definir tudo que deve ser definido a respeito do seu negócio.

Então, procure uma assessoria de contabilidade para lhe ajudar durante esse processo, fazendo o trabalho todo online.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, compartilhe com seus amigos e sócios.

Leia também:

Como trocar de contador

Abertura de empresa

Como uma empresa é constituída