Contato: (31) 3373-7605
    O que é EIRELI?

    O que é EIRELI?

    EIRELI é a sigla de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

    A EIRELI não é uma criação recente, sendo concebida em 2011. Essa forma de empresa já é utilizada em diversos países desenvolvidos e foi elaborada também no Brasil para incentivar a criação de pequenas e médias empresas, e assim diminuir o nível de informalidade.

    Na verdade foi, para acabar com as ilustres sociedades fictícias, onde havia 1 sócio com 99% das cotas e 1 outro sócio com somente 1%.

    EIRELI então é uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, o seu nome já da uma boa conceituação do que é esta nova empresa, sendo:

    Uma empresa constituída por uma única pessoa onde a sua responsabilidade é limitada e isso quer dizer que a responsabilidade da empresa não afeta o titular dela.

    A EIRELI nada mais é do que a empresa constituída por uma única pessoa, mas essa pessoa não é qualquer pessoa, é necessário ser uma pessoa física, não podendo ser uma pessoa jurídica, ou seja, uma outra empresa não pode criar uma EIRELI.

    Um dos grandes benefícios da EIRELI, por ser uma empresa de responsabilidade limitada, isso quer dizer que as responsabilidades da empresa não vão afetar os bens do titular da empresa, ou seja, a empresa vai responder por si só as dividas que ela contrair.

    Como a EIRELI pode ser criada?

    A EIRELI pode ser criada por duas formas:

    • Constituída ou
    • Através da transformação de um outro tipo societário, ou seja, uma sociedade limitada onde se concentra um único sócio, pode se transformar em EIRELI. A sociedade anônima onde de três sócios, restando apenas um, também pode transformar a sociedade anônima em EIRELI.

    Quais são os requisitos para criar uma EIRELI?

    • O capital social da empresa no momento de constituição, deve ser de no mínimo de 100 salários mínimos.
    • O titular só pode ser titular de uma empresa EIRELI, não podendo ser titular de outras empresas EIRELI’s.
    • A EIRELI deve ser constituída em seu nome empresarial pela sigla EIRELI, da mesma forma que a sociedade limitada deve seguir a sigla Ltda e sociedade anônima por S.A.

    A EIRELI usará todas as regras e normas da Sociedade Limitada que lhe couber, então toda a legislação da Sociedade Limitada que puder ser aplicado na EIRELI, será aplicado.

    A EIRELI foi um grande avanço para o mercado, o seu intuito de facilitar a criação de novas empresas é algo que incentiva o empreendedorismo.

    O texto acima acima é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização da Contabilidade BH. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

    Fechar Menu
    WhatsApp WhatsApp