Contato: (31) 3373-7605

    Abertura de empresa

    Como abrir uma empresa em BH?

    O primeiro passo é definir como que vai ser a sua empresa. O processo de abertura, a parte burocrática vai depender da forma jurídica que vai ser escolhida. Por exemplo, para Microempreendedor Individual, o processo é realizado através da internet e você mesmo pode fazer o cadastro sem o auxílio de um contador através do Portal do Empreendedor  gratuitamente. Não há tramite de documentos.

    Mas se for escolhida outra forma jurídica qualquer, como Empresário Individual, Eireli ou alguma outra. Terá que ser realizado o cadastro da empresa na Junta Comercial, e será preciso elaborar um contrato social. Tudo dependerá do formato adotado na empresa e a forma jurídica escolhida.

    Para abrir uma empresa, você não precisa necessariamente de contratar um contador. Você consegue realizar esse processo seguindo o passo a passo no site da Jucemg.

    Entretanto, é muito importante que todos as decisões sejam sejam planejadas e executadas de maneira correta no início para que o seu negócio tenha uma base sólida para crescer.

    abertura de empresa bh

    Portanto, aproveite a experiência do contador, ele é o profissional mais indicado para te auxiliar e tomar as melhores decisões no processo de abertura. O planejamento tributário e a escolha da forma jurídica mais adequada são fatores essenciais e decisivos para o seu sucesso. Sendo assim, é muito importante escolher um bom profissional de contabilidade para dar a você todo o suporte necessário.

    A seguir serão apresentadas algumas informações referentes a abertura de empresa

    Para legalizar as suas atividades, deve ser realizado o cadastro da sua empresa na Junta Comercial e nos demais órgãos competentes (Prefeitura, Receita Federal, etc), o que torna o negócio formal.

    A abertura de uma empresa inicia-se pela definição do formato jurídico e, na sequência, o registro dela. Os principais formatos jurídicos de empresa são:

    • Empresário Individual (EI): pessoa física que exerce atividade empresária e efetua seu registro empresarial, passando a deter personalidade jurídica.
    • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli): Constituída por uma única pessoa física ou jurídica titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. Pode adotar firma ou denominação, integradas obrigatoriamente pela palavra final “Eireli”.
    • Cooperativa: São sociedades simples, constituídas para prestar serviços aos cooperados – que se unem para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e gerida democraticamente.
    • Sociedade Anônima: É uma empresa com fim lucrativo que tem o seu capital social dividido em ações, que podem ser negociadas livremente. Pode ser subdividida em duas: aberta – capta recursos junto ao público, e fechada – obtém recursos através dos próprios acionistas. A responsabilidade dos sócios (acionistas) limita-se ao valor de emissão das ações que detenham.
    • Sociedade Limitada (LTDA): Composta por, no mínimo, dois sócios, pessoas físicas ou jurídicas, com capital dividido em cotas de valor igual ou desigual e cuja administração pode ser exercida por sócio ou não-sócio, devidamente nomeados.

    Para abrir uma empresa na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – Jucemg deve ser realizado os seguintes passos:

    1 – Consulta da Viabilidade

    Realizar a Consulta de Viabilidade: pesquisa sobre a existência de empresas constituídas com nomes empresariais idênticos ou semelhantes ao desejado e se a atividade empresarial pode ser exercida no endereço que a empresa deseja se instalar. Essa é uma etapa obrigatória e que deve ser preenchida no Portal de Serviços.

    2 – Solicitar o Documento Básico de Entrada (DBE)

    Preencher o formulário e gerar os protocolos de Documento Básico de Entrada / DBE: acessar o formulário eletrônico do Cadastro Sincronizado, preenchê-lo e gerar o Documento Básico de Entrada. Anote os protocolos gerados no DBE para preenchimento do Módulo Integrador.

    3 – Preencher o módulo integrador

    Pode ser preenchido através do link a seguir: https://www.mg.gov.br/servico/abrir-uma-empresa#field_descricao

    4 – Acessar Registro Digital

    Acessar o Registro Digital. Informar o número gerado no Módulo Integrador e dar prosseguimento nas demais etapas até a finalização com a (s) assinatura (s) digital (is).

    Qual é a documentação necessária para realizar o registro junto a Jucemg?

    • Para Empresário Individual: Requerimento de Empresário – REMP gerado automaticamente no Módulo Integrador.
    • Para Sociedade Limitada: Contrato Social gerado automaticamente no Módulo Integrador.
    • Para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli: Ato constitutivo gerado automaticamente no Módulo Integrador.
    • Demais tipos jurídicos: anexar digitalmente o ato de constituição.
    • Documento de Arrecadação Estadual / DAE: gerado automaticamente no Módulo Integrador e deve estar quitado.
    • Demais documentos consultar a Instrução Normativa do DREI nº 38 – verificar anexos de acordo com o tipo jurídico escolhido.

    5 – Enviar o processo digital

    Enviar digitalmente o processo para a análise da Junta Comercial. Lembrando que toda a documentação é enviada digitalmente.

    Quanto tempo leva para registrar uma empresa na Jucemg?

    Em até nove dias, você pode ter sua empresa registrada na Jucemg, o CNPJ, a inscrição municipal, o Alvará de Localização e, de acordo com a atividade, a Inscrição Estadual.

    Você quer abrir uma empresa? Saia do papel, abra sua empresa!

    logo abertura de empresa em bh

    Nós damos o apoio que você precisa para você começar; e não se preocupe, nós cuidamos de toda a burocracia. Realizamos todo o processo de abertura da sua empresa de forma rápida e segura. Pensando sempre na proteção e expansão do seu patrimônio.

    Fechar Menu
    WhatsApp WhatsApp